Onde deve ser usado: O sabão azul é indicado para limpar alumínios, pois conta com propriedades branqueadoras. Já o de coco apresenta melhores resultados na limpeza de roupas brancas e delicadas. Por fim, o de glicerina tem fórmula suave e é ideal para tecidos.
Principais erros na limpeza: Misturar o sabão com demais itens é prejudicial porque anula a sua eficácia
SABÃO EM PÓ
Onde deve ser usado: Apenas na lavagem de tecidos.
Principais erros na limpeza: Misturar o produto com água sanitária é perigoso, já que uma fumaça tóxica pode ser formada. O sabão em pó é também muito usado para lavar pisos, mas a escolha é ruim, pois o material causa corrosão nos revestimentos.
ÁLCOOL
Onde deve ser usado: É indicado para a limpeza de vidros, espelhos e metais. Lembre-se que a característica desinfetante é garantida apenas quando o produto tiver concentração entre 68% e 72%. A 98% tem propriedades desengordurantes. Já a 70% é mais eficiente na destruição de microrganismos.
Principais erros na limpeza: Usar o composto na desinfecção de grandes áreas. O problema é o tempo de evaporação da substância (10 segundos), não sendo possível higienizar tudo de uma vez. O produto não deve ainda ser usado em superfícies emborrachadas, pois as enrijece.
ÁGUA SANITÁRIA
O que é: Desinfetante e alvejante (mistura de hipoclorito de sódio (cloro) e água – na proporção de 2% a 2,5% de cloro).
Onde deve ser usado: O material elimina bactérias de frutas, legumes e verduras. Além disso, se mostra eficiente na limpeza de roupas, caixas d’água, pisos, azulejos e vasos de planta.
Principais erros na limpeza: A característica alvejante não permite que o produto seja usado em tecidos coloridos, pois ficarão desbotados. Outro engano é misturar a água sanitária com produtos que contenham amoníaco (como limpadores de janelas e ceras).
CLORO
O que é: Desinfetante de superfícies. Diferente da água sanitária, se trata do cloro puro.
Onde deve ser usado: É eficiente no tratamento da água da piscina. Tem propriedades descorantes e pode ser usado ainda no branqueamento de fibras vegetais, como algodão e linho. Outra utilidade possível é a esterilização de ambientes domésticos como banheiros e cozinhas (propícios ao ataque de germes).
Principais erros na limpeza: A mistura do cloro com outros produtos causa reações químicas muito perigosas e deve ser evitada. Além disso, o material possui propriedades corrosivas e causa queimaduras na pele e nos olhos. Lembre-se também de armazenar o cloro em locais frescos e arejado.
DESINFETANTE
O que é: Produto capaz de esterilizar superfícies.
Onde deve ser usado: É eficaz para desinfectar e odorizar ambientes, sendo capaz de destruir microrganismos presentes em roupas, utensílios e instalações.
Principais erros na limpeza: Muitos utilizam o produto sem fazer uma limpeza anterior no espaço. Além disso, sua eficácia é comprometida quando não permanece por, no mínimo, 10 minutos no local a ser higienizado.
DETERGENTE LÍQUIDO
O que é: Sabão líquido vendido com base neutra.
Onde deve ser usado: O melhor é usá-lo na remoção de gorduras em superfícies laváveis como pisos, paredes, azulejos, metais, alumínios, plásticos e vidros. Mas lembre-se que os produtos neutros não realizam limpezas agressivas.
Principais erros na limpeza: Não enxaguar corretamente o resíduo deixado após a aplicação do detergente é o maior engano, pois a superfície ficará embaçada e o material poderá ser danificado. Outro problema é misturá-lo com outros produtos.
PRODUTO MULTIUSO
O que é: Item de baixa alcalinidade que age sobre óleos e gorduras.
Onde deve ser usado: O produto consegue remover a sujeira de fogões, pias, azulejos e materiais plásticos.
Principais erros na limpeza: Nunca limpe materiais porosos ou superfícies de madeira com tal produto.