ligue pra gente!

(71) 3289.9450


Como verificar a qualidade do papel sanitário

toilet_paper_1_353515

 

O processo de escolha de um papel sanitário (papel-toalha ou papel higiênico) não é tão simples como pode parecer. É comum ouvirem dizer que esses produtos são todos iguais e só o que diferencia é o preço, porém não é bem assim.

Uma das mais importantes coisas a se considerar é a escolha entre um papel de fibras virgens e um de fibras recicladas, dependendo desses dois tipos de papel as características deles se alteram. Para escolher um papel sanitário de qualidade é preciso observar as seguintes características:

Absorção
Um bom papel deve absorver rapidamente a água. Normalmente os papéis fabricados com fibras de celulose virgem apresentam resultados melhores: a água não só é absorvida com maior rapidez como também o papel não se esfarela, uma vez molhado. Já os papéis reciclados, por serem produzidos com massa de papel bastante heterogênea não apresentam a mesma eficiência.

Resistência ao úmido
O papel-toalha e o papel higiênico têm necessidades bem opostas com relação a essa característica. Enquanto o papel-toalha tem que ter uma resistencia a umidade elevada, para que não se rompa ao ser retirado do dispenser por mãos molhadas, o papel higiênico tem que ter uma resistência  baixa, para que suas fibras se desagreguem rapidamente em contato com a água (hidrosolubilidade), para evitar entupimentos em vasos sanitários e redes de esgotos.

Gramatura
A gramatura não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade. Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade, tendem a ter uma gramatura maior pra compensar a falta de adequada resistência mecânica à tração.

Suavidade
Quanto maior a quantidade de material reciclado, maior a aspereza do papel. A suavidade do papel-toalha não se confunde com a maciez do papel higiênico. Neste, usa-se um tipo diferente de fibras e aditivos específicos para obtenção desta característica.

Brancura
Brancura é outro fator que também não determina a qualidade do papel, pois, principalmente nos papéis reciclados, são usadas grandes quantidades de alvejantes ópticos para mudar a aparência dos diversos tipos de aparas utilizadas.

Asperidade
Um sinal de má qualidade são os pontinhos escuros e grossos: mostram que a pasta do papel foi prensada de modo errado, ficando concentrada em alguns pontos.

Outra curiosidade são as estampas e os pequenos pontos em relevo, que não são apenas para decoração. Eles mantêm boa parte da superfície entre os papéis distante. É o ar nesse espaço que dá a sensação de fofura de um rolo de papel higiênico.

 

 

 
Fontes: http://super.abril.com.br/comportamento/a-ciencia-de-um-rolo-de-papel-higienico, http://www.multivendasmt.com.br/escolher%20papel%20sanitario.htm