Temos trabalhando hoje, cerca de 100 mil domésticas a menos nos últimos dois anos. A escassez de mão de obra de empregados para o lar, leva o atual empregador a investir mais no seu funcionário. Foi pensando nisso, que nesse final de semana, fiz um curso muito legal sobre “Treinamento de empregadas para organizadores profissionais”. Um curso muito interessante e útil ministrado pela queridíssima Personal Organizer Irene Loureiro em parceria com a OZ Organize! O curso nos dá uma ideia real de como lidar e treinar estas profissionais, proporcionando maior eficiência no seu trabalho e maior satisfação para os empregadores.
Para haver um equilíbrio e resultados satisfatórios entre empregadas e empregadores, separei algumas dicas para ajudar nesta empreitada. Se preferir, contrate o serviço de uma Personal Organizer especializada para dar um treinamento completo em domicílio:
Serviços combinados no contrato de trabalho. Antes de qualquer coisa, é preciso combinar e definir com a empregada, quais atividades que você quer que ela execute na casa como, por exemplo:
Após acertar as tarefas da empregada, defina o horário de trabalho, chegada e saída. Tome cuidado para não dar muitas funções em poucas horas de trabalho. Não há empregada que dê conta do serviço com qualidade, tendo muitas tarefas à executar em pouco tempo.
A rotina de trabalho é um dos pontos chaves para o sucesso e qualidade do serviço. Organize a rotina baseado nas tarefas escolhidas. Para ajudar, separe os dias programados (limpezas com intervalos semanais, quinzenais e assim por diante) das tarefas diárias (tarefas que se repetem todos os dias). Crie o seu checklist com as tarefas programadas e diárias e fixe na lavanderia. Liste todas as tarefas domésticas que devemser executadas com o máximo de detalhes possíveis. Se sua empregada cozinha, tenha em mente que preparar o alimento, cozinhar e depois limpar a cozinha levará um tempo maior.
Execução do serviço: Para haver um serviço de qualidade e sua empregada trabalhar feliz, equipe sua lavanderia com produtos e itens adequados para a limpeza como: baldes com alça, rodo, vassouras, panos diversos, escovas, luvas, produtos de limpeza e lavagem de roupas, mesa e ferro para passar roupa, varal de teto ou piso e máquina de lavar funcionando em ótimas condições. Outra dica é reservar um tempo para acompanhar sua empregada e assistir como ela executa cada tarefa. Corrija o que estiver errado.
Um dos maiores problemas de relacionamento entre empregadas e empregadores é a falta de comunicação. Converse, mostre ou escreva as tarefas com calma e paciência. Se o serviço não estiver agradando, a melhor solução é verificar com ela o que pode mudar ou melhorar, desta forma você descobre e entende o que está dando errado no serviço.
Na minha opinião, o comportamento da empregada na casa, faz muita diferença na execução do serviço. Defina como sua empregada deve se comportar durante o trabalho:
Celular ou fone de ouvido- para haver um serviço de qualidade, a empregada deve se concentrar no que está fazendo. Se ela fica falando ou mandando mensagens no telefone toda hora, não vai desempenhar um ótimo trabalho. Combine que telefone é para uso somente em caso de emergência.
Cigarro- fica o seu critério, mas analise: para fumar um cigarro leva 5 minutos. Se ela fuma cinco cigarros durante o trabalho, serão 25 minutos perdidos. Para limpar um banheiro, leva mais ou menos este tempo. Coloque na balança…
Imagem pessoal- defina com ela sobre a sua aparência, cabelos (presos ou soltos), mãos (com ou sem luvas) e vestuário (uniforme).
Quem não gosta de receber elogios quando faz tudo certinho? Um simples elogio, pode mudar a relação com a empregada para melhor.
Fonte: material de apoio da Oz Organize! (www.organizesuavida.com.br)